Revisora de Texto Meus Serviços
Função
Você já ouviu alguém comentar que a ideia era boa, porém a pessoa não soube se expressar? Então esse texto necessitava de uma revisão ou preparação de textos.
Esse trabalho é essencial para que seu texto tenha clareza e, com isso, ganhe credibilidade e transmita a mensagem de forma eficiente ao leitor. Lembre-se de que o leitor, geralmente, não tem acesso ao autor para esclarecer dúvidas.
Para isso, o revisor se atentará às normas gramaticais da linguagem padrão (com exceções), assim como para a coerência e coesão textuais, sempre mantendo a ideia e o estilo do autor.
Uma boa revisão deve levar em conta o tipo textual em questão. Em escritos literários, por exemplo, há desvios propositais da norma culta, e o revisor deve ser cuidadoso a fim de evitar alterações indevidas. É importante tornar o texto claro e agradável ao leitor, mas também respeitar o seu direito a perceber e refletir sobre as entrelinhas que um texto propõe.
A nossa revisão e preparação textuais visam à correção no âmbito da língua portuguesa e da clareza do texto. O conteúdo deve ser cuidado pelo autor e/ou por um revisor técnico.
Todas as alterações feitas pelo revisor poderão ser verificadas pelo autor ou pela editora. No Word e no PDF, por meio do recurso de marcas de revisão; no papel, por meio das anotações feitas pelo revisor
.Resumindo
Muitas vezes, você tem boas ideias, porém, ao colocá-las no papel, você fica meio perdido, não é verdade? Nesse caso, a revisão de textos é essencial para que seu texto se torne unilateral e que tenha uma só leitura - se for o caso – com clareza, legibilidade, sem ambiguidades ou erros grosseiros.
A função da revisão textual é eliminar os erros de comunicação – os chamados ruídos. Para isso, o revisor observa as normas gramaticais da linguagem padrão, assim como a coerência e coesão textuais, com cuidado em manter a ideia e o estilo do autor.
Observações:
Não deixe a revisão de seu texto para última hora – organize-se e vamos trabalhando a quatro mãos.
REVISÃO DE TEXTO
Eficiência, experiência e compromisso com o seu projeto são marcas de nossos serviços.
Revisamos livros, revistas, trabalhos acadêmicos etc.
O custo varia de acordo com o tipo de texto e o prazo. Solicite-nos um orçamento. Podemos revisar um pequeno trecho gratuitamente*. Preencha o contato e envie na última página do site.
* Limitado a uma revisão gratuita por cliente.
Diferenças entre revisão e preparação de textos
A literatura a respeito do assunto diverge sobre a diferença entre copidesque, preparação de textos e revisão. Consideraremos aqui os termos copidesque e preparação de textos como sinônimos. O copidesque é feito no texto original do autor, num texto que ainda não passou por um revisor. Esse trabalho prepara (em relação à linguagem) o trabalho acadêmico para apresentação ao orientador e entrega à banca, e o livro ou revista para serem diagramados e posteriormente serem revisados.
A preparação de textos inclui:
padronização do texto (maiúsculas e minúsculas; itálicos ou redondos; grafia de topônimos etc.);
atribuição de estilos a fim de delimitar, à diagramação, cada parte do texto (corpo de texto, títulos e subtítulos, citações, legendas, bullets etc.);
verificação de questões de coerência e coesão;
correção de erros ortográficos (inclusive nova ortografia) e gramaticais (concordância, regências verbal e nominal, pontuação etc.);
padronização das referências (ABNT, Vancouver ou a combinar);
conferência e pesquisa de dados;
observações quanto ao conteúdo textual;
adequação do texto às normas editoriais, acadêmicas ou da ABNT (depende do tipo textual);
se necessário, reescrita de pequenos trechos.

Já a revisão de textos, é feita no texto diagramado, num processo denominado revisão de provas. Esta abrange, assim como a preparação:
correção de erros ortográficos e gramaticais;
adequação do texto às normas editoriais, acadêmicas ou da ABNT;
eliminação de eventuais incoerências;
conferência e pesquisa de dados;
padronização das referências.
Além dos itens comuns à preparação, a revisão inclui:
correção de erros de digitação e/ou composição (conhecidos como pastéis);
conferência da paginação e se esta corresponde ao sumário;
questões “estéticas” como viúvas e linhas órfãs, sequência de hifens, excesso de espaços, entrelinhas, separação de palavras etc.;
conferência dos cabeços;
verificação se estão contidas todas as informações do original no material diagramado, se há possíveis “saltos” (solicitar contratação deste serviço).
Qualquer outro item que não esteja listado aqui pode ser requisitado pelo cliente, que será informado da possibilidade de atendimento do que foi solicitado.